Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > História / Sobre

A editora geral

Dyandreia Valverde Portugal nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1970. Filha de mãe brasileira e pai português, é casada e formada e Pós-graduada em Psicopedagogia pela UERJ/RJ. É também Jornalista sob registro MTB-RJ 36185. É Escritora, com especialidade em crônicas e Artista Plástica, adepta ao estilo impressionista, utilizando a técnica OST.

Junto à imprensa, é Colunista Cultural dos jornais impressos Foco Lagos e Ponto de Vista. Tornou-se jornalista e fundou a REDE MÍDIA DE COMUNICAÇÃO, composta pelo Programa de TV Sem Fronteiras com Dyandreia Portugal, pelo jornal impresso Sem Fronteiras e pelo Portal Sem Fronteiras.

É filiada àABJ - Associação Brasileiras dos Jornalistas; AIERJ – Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro; ASI - Associação Sulmineira de Imprensa e AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

Como escritora, possui participação como coautora em mais de 80 livros publicados. É vencedora de concursos literários e já participou de obras como prefaciante, orelha e apresentadora da obra. Possui, no prelo, as obras Reconstruindo Castelos de Areias (Romance Policial) e Conversa Fiada (Crônicas).

Como artista plástica, além das exposições individuais, nacionais e internacionais, participou de vários Salões renomados e tradicionais Exposições, ganhando menções honrosas, especiais e diversas medalhas de ouro, prata e bronze, bem como troféus de melhor obra do Salão. Já participou inúmeras vezes, também, como convidada de honra e jurada. Possui obras em diversos acervos de instituições oficiais. É catalogada em importantes anuários e respeitados catálogos nacionais e internacionais.

Atualmente, é Vice-Presidente da ABD – Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais, Vice-Presidente para o Brasil da ACLAL – Academia de Letras Ciências e Artes Lusófonas (com sede em Portugal) e Diretora da ALAB - Academia de Letras e Artes Buziana (Armação dos Búzios-RJ).

É membro da UBE-RJ (União Brasileira de Escritores);Acadêmica Honorária da Academia de Letras de Goiás; Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências; Academia de Letras do Brasil de Mariana (MG); Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo; Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa; Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito – ABRAHM, e outras. 

É, ainda,Representante Setorial da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras, Representante Municipal da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo e da FALARJ – Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro.

No meio cultural, ganhou outorgas especiais, como Medalhas de Méritos Culturais e Cívicos, de diversas instituições culturais. É detentora de inúmeras Outorgas e Moções, inclusive de Câmaras Municipais.É Comendadora do CICESP e Dama Comendadora da FALASP pelo Mérito Presidente Juscelino Kubitschek, entre outros.

Foi curadora do “Espaço Foyer” do Teatro Municipal de Cabo Frio, bem comoDiretora de várias instituições, como, por exemplo, a LITERARTE – Associação Internacional de Escritores e Artistas, a qual ajudou a fundar, e ARTPOP – Academia de Artes Populares de Cabo Frio, a qual ajudou a se desenvolver nacionalmente.

Na área social, é madrinha - fundadora do Projeto “Arte Solidária Caxiense”, no Município de Duque de Caxias, baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O Projeto tem como objetivo incentivar a cultura, mas se preocupando com o social. Buscando uma maneira de unir os dois objetivos, ele tornou-se um projeto Sociocultural. O projeto começou ministrando aulas de pintura em tela a alunos carentes da terceira idade. Hoje, extrapolou os limites da sala de aula. Atualmente, a equipe visita comunidades carentes, fazendo Oficinas de Arte e Desenho, levando conhecimento, dignidade e assistência básica aos mais necessitados. Uma verdadeira ação social. Além deste projeto, e através do Jornal Sem Fronteiras, é Apoiadora Oficial dos seguintes projetos de doações de livros no Brasil e no mundo: “Semeando Livros no Sertão”, da escritora Rai D’Lavor, “Viagem Literária pela Amazônia”, do escritor Jânio Félix, “Semeando Livro pelo Mundo”, dos Escritores Carlo Montanari e Deucélia Maciel, e o “Projeto Caravana de Lendas do Tocantins”, contemplado pelo Edital Amazônia Cultural do Ministério da Cultura, MinC, da escritora Irma Galhardo.




Contatos:
E-mail:  dyandreia@gmail.com  OU  dyandreia@redesemfronteiras.com.br 

Assessoria Pessoal:

Mayra Soares -  contato@redesemfronteiras.com.br

Assessoria de Imprensa:

Mara Lopes  (RJ) -  maralopes.assessora@yahoo.com.br

Maria Emília Genovesi  (SP) -  mariaemilia_genovesi@hotmail.com

Maiores Informações: contato@redesemfronteiras.com.br