Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > HOMENAGEM A FEB NA ITÁLIA: 70 ANOS DO FIM DA II GUERRA MUNDIAL

HOMENAGEM A FEB NA ITÁLIA: 70 ANOS DO FIM DA II GUERRA MUNDIAL

Cultura por Arleni Batista em 2015-09-17 17:41:29

A 1ª Exposição de Arte e Literatura 2015, Italiamiga está sendo realizada este mês de setembro com o tema A FEB na Itália: 70 anos do fim da II Guerra Mundial com a exposição no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, no período de 12 a 27 de setembro na cidade do Rio de Janeiro. Acontecerá a apresentação do Livro, na Itália, na cidade de Camaiore, e eventual Exposição de Artes, das Obras do Livro.

O lançamento do livro no Rio foi no dia 15 de setembro no auditório do Monumento dos Pracinhas, Vera Figueredo é a Curadora do Salão de Artes Plásticas.

A finalidade foi realizar um Livro Comemorativo pelos 70 anos da FEB na Campanha da Itália e uma Exposição para as Obras de Arte e Poesia.

Seu objetivo foi valorizar através das Artes Plásticas e da Literatura, a amizade nascida entre a Itália e o Brasil, tendo como foco a participação da FEB na Libertação da Itália na 2ª Guerra Mundial e homenagear o contributo de sangue dos soldados brasileiros, durante a Campanha na Itália. Os artistas plásticos participaram em diversas modalidades, com suas obras sobre o Brasil, os “450 anos da Cidade do Rio de Janeiro” e sobre a Itália com sua história e suas riquezas. Os escritores e poetas com suas poesias e crônicas.

O livro foi oferecido a todos os heróis, conhecidos e desconhecidos, que perderam a vida combatendo pela liberdade, pela democracia e pelo bem comum.

 Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo incluindo todas as grandes potências organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história. Em estado de guerra total, os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares.

O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados e 465 soldados não retornou ao País.

 Composição da mesa da esquerda para a direita.

  - DR. EDOARDO PACELLI  -  DIRETOR  DA EDITORA ITALIAMIGA

 - CEL CARLOS  ALEXANDRE   CUNHA  CAMPOS -  DIRETOR DO MONUMENTO   NACIONAL     AOS   MORTOS  DA SEGUNDA  GUERRA  MUNDIAL

 - GEN DIV  MARCIO   ROSENDO   DE  MELO  -  PRESIDENTE  DA   ANVFEB

 - 1 º TEN Ex COMB DA  MB   MELCHISEDECH    AFONSO  DE   CARVALHO


Fonte: Sua pesquisa.com e Wikipédia.

 

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também