Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Imortal da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres contará história do romance no Flipoços

Imortal da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres contará história do romance no Flipoços

Literatura por Sandra Hasmann em 2017-02-13 11:03:18

Autor de 11 livros do gênero, ele ocupa a cadeira fundada por Machado de Assis na ABL e estará pela segunda vez no Festival.

 

 

Entre os convidados anunciados para a 12ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) está o escritor romancista Antônio Torres, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupa a cadeira fundada por Machado de Assis e que por 40 anos pertenceu a Jorge Amado.

 

Considerado o maior e mais importante evento do gênero em Minas Gerais, o Flipoços acontece entre os dias 29 de abril e 7 de maio no Complexo Cultural da Urca e neste ano tem como tema “Minha vida é um romance – Policial, drama, suspense ou aventura? Qual é o seu?”.

 

Por isso, Antônio Torres participa do festival no sábado, 29 de abril, quando falará sobre “Como nasce um romance\\\" que, segundo ele, é um resgate histórico do gênero literário a partir do próprio nome. “No princípio o romance se chamava rimance. Era o romance com rima, também chamado de ‘abecê do sertão’, o que de modo geral se define como literatura de cordel. E pertencia ao imaginário do mundo agrário do qual me origino, onde pouco ou nada se lia, mas muito se ouvia. Ali o romance passava oralmente de geração a geração, contado ou cantado ao som de uma viola, ao pé de um fogão à lenha para espantar o medo da noite com seus zumbis, lobisomens e gralhas mal-assombradas”, contou o premiado escritor baiano, que é autor de 11 romances, entre eles “Pelo fundo da agulha”, premiado no Jabuti e finalista do Prêmio Zaffari & Bourbon, da Jornada Literária Nacional de Passo Fundo.

 

Um dos mais importantes nomes da sua geração, Antônio Torres também possui no currículo a publicação de livros de contos, infantis e crônicas, perfis e memórias, além de projetos especiais de documentários e séries para a TV, mas, durante o Flipoços, destaca que quer retornar aos personagens que habitavam a infância que viveu em entre as cidades de Junco e Alagoinhas, na Bahia.

 

“Os audazes personagens que povoavam esse fantástico cenário da minha infância protagonizavam as histórias e fabulações que davam asas à minha imaginação. Um dia, na escola rural, uma professora chamada Tereza pediu aos alunos que lessem em voz alta uma página de um livro intitulado Seleta Escolar. Jamais irei esquecer o que me coube naquele dia: ‘Verdes mares bravios da minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba’. Era o começo de Iracema, de José de Alencar. Imagine o impacto disso na mente de um menino que vivia num sertão onde nem rio havia. Danei a sonhar com o mar, enquanto me perguntava como seria a jandaia e a carnaúba. Pronto: chegar ao romance foi descobrir um mundo que eu nem sonhava que existisse”, destacou Torres.

 

Mais convidados

 

Ainda para falar sobre romances, o Flipoços receberá nomes como Bernardo Carvalho, Ana Ester, Tati Bernardi, Vladimir Neto, Ubiratan Muarrek, Rosana Mont\\\'Alverne e Josélia Aguiar. Além disso, o festival terá atividades paralelas, como Circuito Pegada Literária, cursos, oficinas e workshops, Encontro de Educação, Flipocinhos, Encontro de Hip-hop e Arte da Periferia.

 

Já a atriz e escritora Bruna Lombardi cancelou a participação no evento através de comunicado oficial feito pela editora Sextante. Ela lançaria no Flipoços o site “Rede da Felicidade”, bem como o livro “Jogos da Felicidade”. “Por motivos de viagem internacional a trabalho em Los Angeles (EUA), a escritora e atriz, infelizmente, precisou cancelar sua presença no Flipoços 2017, mas prometeu rever sua participação no festival em 2018”, informou a diretora da editora, Mariana de Souza Lima.

 

A organização do festival divulgará, em breve, uma atração para o mesmo dia e horário em que a autora estaria no evento. Ainda para este ano o Flipoços traz como novidade a festa de abertura, “Flipoços Party”, no dia 29 de abril, com espetáculo musical do grupo Rasgacêro, seguida de uma confraternização.

 

“Estamos bastante animados com o Flipoços deste ano, com os convidados e ainda temos muitas atrações incríveis para serem divulgadas até a data do encontro”, pontuou Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o Flipoços.

 

Campanha doe um livro

 

Os ingressos para participação das palestras master do Flipoços são trocados por 1 livro de literatura em bom estado. Cada livro vale 1 ingresso. As trocas serão feitas a partir de 20 de março. Essas obras serão encaminhadas para entidades educacionais e assistenciais de Poços de Caldas e região.

A programação do Flipoços 2017 pode ser conferida no site do festival www.flipocos.com e também pelas redes sociais na página Feira do Livro/Flipoços. O Flipoços 2017 e a 12ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas contam com o patrocínio do Grupo DME, Prefeitura Municipal, Mineração Curimbaba, CBA Votorantim. Parceria Cultural SESC. Apoio IMS, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Embaixada de Moçambique no Brasil, Camões Instituto de Línguas e Cooperação, CPCLP - Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, Instituto Pró-Livro, Leiturinha, ACIA Poços, SENAC, Poços Convention, ANL – Associação Nacional das Livrarias, Secretarias de Estado da Cultura, Turismo, Relações Internacionais e Educação. Realização GSC Eventos Especiais. Informações pelo (35) 3697 1551.

 

Informações para a imprensa

Jéssica Balbino

E-mail: imprensa@flipocos.com

Tels. (35) 3697-1551 – (35) 99160-3755

 

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade