Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Zines no Solar do Jambeiro

Zines no Solar do Jambeiro

Eventos por Alberto Araújo em 2017-07-12 21:45:55

O Solar do Jambeiro vai receber a primeira edição do Encontro Niteroiense de Zines – ENZines, no dia 15 de julho, sábado, das 14h às 18h. A classificação indicativa é livre e a entrada será franca.

 

Com o objetivo chamar atenção para a arte do zine, o evento terá uma grande programação artística e literária, que contará com oficina de Zines, roda de conversa, performance e exposição de fanzines, utilizando a criação do ‘objeto livro não profissional’ como ponto de início para a troca de experiências de escrita e para a formação de um mercado forte em contexto universitário de circulação de produções escritas. A iniciativa coloca o Solar do Jambeiro como um espaço de letras e de literatura, valorizando a memória artística da cidade, mas também consonante com a dinâmica cultural contemporânea.


Na ocasião, cerca de 20 expositores irão apresentar seus trabalhos em arte impressa e o microfone estará aberto para leitura de poesias. Às 15h, será apresentada a performance “Absurdamente poético”, de Dan Juan Nissan Cohen. Às 16h, Camila Paola e Rômulo Ferreira comandarão a Oficina de Zines. João Pedro Campos, pesquisador de fanzines, fará uma roda de conversa, às 17h. A programação ocorrerá no jardim do Solar do Jambeiro, caso não chova, possibilitando uma interação maior entre artista e público, promovendo a leitura e a ciência das técnicas de produção de zines, um mercado em ascensão entre os escritores.

 

ZINES: USOS, FUNÇÕES, CIRCUITOS E LUGARES

 

O Fanzine, ou apenas Zine, tem se multiplicado no cenário editorial e artístico como uma alternativa aos altos custos editoriais. O baixo orçamento e a fácil circulação tem chamado um público cada vez mais diversificado a produzir e consumir arte e literatura. Também as agencias circuladoras, como centros culturais e museus têm reconhecido e incorporado cada vez mais o Zine como uma possibilidade em suas agendas. Atento a isso, é que um grupo de artistas de Niterói, em parceria com o Solar do Jambeiro, organiza o Encontro Niteroiense de Zines.

O que é ZINE?
O Zine é por natureza independente. No papel um formato pequeno ou grande, um livro-objeto e outros sem fim de possibilidades artísticas e editoriais. O Zine como é hoje vem ocupar diversos espaços mostrando seus infinitos usos ao público interessado no consumo de arte dentro e fora das galerias. 

Nascido Fanzine, o Zine tem como herança de seus primeiros intentos a natureza urbana e independente de uma arte que circula, respira e se alimenta do meio urbano. No seu surgimento (por volta da década de 40, nos EUA) era “Fanzine”, uma junção das palavras “fanatic magazine”, e representava o anseio dos fãs de ficção científica que, em suas publicações, falavam sobre heróis, filmes e bandas prediletas. Os usos e funções do fanzine, entretanto, se modificaram com o tempo. E até seu nome encurtou para “Zine” somente. Hoje, o Zine compõe uma série de lugares do universo da arte e do meio editorial. É literatura, é quadrinho, é ilustração, pintura, colagem, fotografia, e diversos outros experimentos que caibam em um formato portátil de constante circulação. A natureza da troca é outro importante princípio do Zine. Nem sempre ele é vendido, muita das vezes troca-se um zine por outro, dando a ele um caráter colecionável.

O Zine é com frequência visto e reconhecido nos grandes centros urbanos. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba tem fervilhado como centros de produção, circulação e consumo de Zines nas últimas décadas. Os principais pontos de encontro são os centros culturais, os museus e a própria rua. A multiplicação de feiras e encontros específicos de zines sugerem que exista já um consolidado campo do Zine. Um universo que abriga diversas artes e diversos públicos no seu meio.

Em Niterói, pode-se falar em um ainda tímido circuito de produção de zines, fabricado principalmente por artistas independentes, estudantes, poetas e outros pares que há tempos circulam dentro e fora da cidade na busca constante pelo seu lugar, além das ruas, onde sempre esteve.


Recentemente, os Zines, que há tempos existiram à margem das instituições culturais, agora têm sido incorporados à agenda de museus, galerias de arte e centros culturais. Guardando sua essência de contracultura, seu caráter militante e sua natureza multipla e mutável dentro dos espaços outrora renegados aos zineiros.

 

EVENTO
I Encontro Niteroiense de Zines no Solar
Dia: 15 de julho de 2017, sábado, das 14h às 18h 
Entrada Franca 
Classificação etária: Livre 
Local: Solar do Jambeiro 
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos 
Telefone: (21) 2109-2222





--


FONTE
ASCOM SMC/FAN
 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade