Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > ABRAMES empossa Dyandreia Portugal como Acadêmica Honorária

ABRAMES empossa Dyandreia Portugal como Acadêmica Honorária

Cultura por em 2017-08-10 00:38:38

ABRAMES empossa Dyandreia Portugal como Acadêmica Honorária

Academia Brasileira de Médicos Escritores

Por Fábio Portugal

No dia 4 de agosto, aconteceu a 237ª Sessão da Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES, no auditório do CREMERJ – Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, na Praia de Botafogo.

Antes da reunião, os convidados puderam apreciar a apresentação musical do cantor Blecaut Jr.

O evento foi aberto com a palavra do Presidente, Ac. Dr. Leslie Aloan, que, acompanhado na Mesa Diretora pelos Ac. Em. Dr. Hugo Miyahira e Ac. Em. Dr. Tito de Abreu Fialho, deu as boas-vindas aos acadêmicos e convidados.

O Presidente fez os informes iniciais, e lançou, oficialmente, o novo site da ABRAMES, idealizado por Inês de Sá (inesdesa@gmail.com). O site foi apresentado no telão em detalhes.

Com a presença muito querida por todos, o Ac. Em. Dr. Tito de Abreu Fialho, já recuperado de seu sério abalo de saúde, leu um poema de sua autoria.

Em seguida, aconteceu a Conferência Magna: “A importância da música de Puccini”, pelo Ac. Em. Dr. Luiz Gondim - Médico Psiquiatra, Palestrante e Conferencista.

Ao final da Conferência, a Vice-Presidente, Acad. Dra. Juçara Valverde, entregou, ao sempre brilhante conferencista, a Medalha e Diploma da ABRAMES em comemoração à conquista do 700º Prêmio em concursos em verso e prosa.

Dando prosseguimento à programação, o Presidente fez a apresentação do palestrante seguinte, Dr. Paulo Fatal, Presidente da SOBRAMES-RJ, que palestrou sobre “História da Medicina: A História da SOBRAMES-RJ” e convidou a todos para a IX Jornada Nacional de Médicos Escritores da SOBRAMES, que se realizará nos dias 19, 20 e 21 de outubro, com o tema “O Rio de Janeiro continua lendo”. Mais informações: rosematuk@globo.com

Em seguida, aconteceu a apresentação do lançamento literário do dia, pelo Acad. Em. Dr. Antônio Gutman, que apresentou seu livro de poesias Bar.

A Presidente da ADABL – Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras, Sra. Zélia Fernandes, foi convidada para fazer a entrega do “Certificado e Medalha Austregésilo de Athayde-2017” de sua entidade, aos homenageados da ADABL que não puderam estar presentes no dia da outorga: Ac. Dra. Juçara Valverde, Ac. Em. Dr. Luiz Gondim e Ac. Em. Dr. Abílio Kac.

Na última parte da cerimônia, o Presidente Ac. Dr. Leslie Aloan anunciou o momento solene de posse acadêmica, quando a escritora e jornalista Sra. Dyandreia Portugal foi convidada para a Mesa Presidencial para tomar posse como Acadêmica Honorária.

A saudação de recepção foi proferida pela Vice-Presidente Ac. Dra. Juçara Valverde que, após ler o currículo da nova acadêmica, se emocionou com a força do trabalho, parceria e amizade que as une.

Após a entrega, pelos componentes da Mesa Presidencial, de medalha, diploma e livro de posse para a assinatura, a escritora e jornalista Sra. Dyandreia Portugal, proferiu seu discurso de posse: “(...)Congregar este cenáculo, por onde passaram e frequentam proeminentes figuras do ambiente acadêmico, artístico, intelectual, não só dignifica, consagra a alma, o trabalho de qualquer membro de nossa sociedade, como também me incentiva ainda mais na continuidade da atuação jornalística e da produção de escritos, quer sejam eles artigos ou livros. Ademais, vejo a ocupação desta vaga como uma prática capaz de levar à efetiva realização da virtude e à plenitude da vida. (...) Ninguém chega até aqui sozinho. É uma longa estrada. Devo muito a muitos. Aos mestres que me mostraram o caminho de minha profissão, aos colegas e amigos que me acompanharam e que apoiaram meus projetos e aos líderes de nosso meio que representaram um estímulo constante na minha trajetória.(...) Sinto-me fortalecida pela vigorosa guarida recebida. Juntos, seremos sempre mais fortes!”Durante seu discurso, a Acadêmica ainda mostrou, no telão, várias fotos de seus projetos e eventos em vários lugares do mundo. Finalizando o momento, presenteou aos componentes da Mesa Diretora com sua obra e obras de sua participação, organizadas pela AJEB e REBRA.

Encerrando a cerimônia, foi realizada uma tertúlia, com a participação de vários acadêmicos e convidados, como Ac. Dr. Cid Magioli, Ac. Dra. Denise Espiúca Monteiro, Ac. Samyr Badouyr, Ac. Dr. Arnaldo Mazza, Ac. Sra. Lydia Simonato, Ac. Sra. Marilza Fialho, escritora Sra. Ana Maria Tourinho, etc. O Ac. Dr. João Marcos de Oliveira, apresentou o acróstico feito para a escritora Sra. Angela Guerra, baseado na assinatura dela, pois havia estudado grafologia. Todos que declamaram ganharam exemplares de livros.

Houve, ainda, homenagem à Secretária da Academia Ferroviária de Letras, Srta. Sandra Lopes, pela passagem de seu aniversário.

Após a foto oficial, os presentes foram convidados para um coquetel, onde bolos em comemoração aos 700 prêmios em verso e prosa, conquistados pelo Ac. Em. Dr. Luiz Gondim, e pelo Aniversário da Srta. Sandra Lopes foram cortados.

Estiveram presentes, prestigiando o evento, o casal Dr. Euderson Kang e Ana Maria Tourinho, Sr. Sérgio da Costa e Silva (Música no Museu), Sra. Beatriz Dutra (Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa), Sra. Zilda Pires (InBrasci – GO), Profa. Maria Amélia Palladino (FALARJ), Sra. Gina Teixeira (Casa do Compositor), Sra. Angela Guerra (Women\\\'s Club), Sra. Sandra Fernandes (APPERJ) e outros.

A noite foi encerrada com uma confraternização no Restaurante La Molle.

Veja o álbum completo c om a cobertura fotográfica em:
https://www.facebook.com/pg/redesemfronteiras/photos/?tab=album&album_id=1366669946783404

Fotos: JL Duarte

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Doroty B J Dimolitsas

Com muito orgulho considero merecido esta digna honra, por que a querida Dyandreia é a extensão de uma luta que cria, transformar, e abraça,assim como a Abrames luta pela valorização da Cultura,e da arte com toda força de sua alma. Parabéns Dyandreia Portugal, Com admiração Dora Dimolitsas

Publicidade

Veja também