Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > 4. Edição do Fórum Mulheres em Destaque

4. Edição do Fórum Mulheres em Destaque

Eventos por Betty Silberstein em 2014-11-26 09:04:14

       Cris Moraes, da CM Comunicações nos relata aqui o primeiro painel do Fórum Mulheres em Destaque, que começou ontem, na FECOMÉRCIO.

        

Cotas é um processo transitório para alcançar igualdade

Executivas defendem no Fórum Mulheres em Destaque a criação de cotas e iniciativas para aumentar o percentual de liderança feminina. “Não podemos esperar 300 anos para chegar lá”

                                                                     

São Paulo, 25 de novembro de 2014 - O primeiro painel da 4ª edição do Fórum Mulheres em Destaque, que começou hoje e vai até amanhã (26) na Fecomércio, abordou a importância de cotas para líderes femininas. A empresária Luiza Helena Trajano, presidente da Magazine Luiza e criadora do Grupo Mulheres do Brasil; Luciana Batista, Sócia da Bain&Co; Raquel Preto, CEO da Preto Advogados; Adriana Carvalho, Assessora para Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres e a Maria Fernanda Teixeira, Sênior Corporate VP da First Data, foram unânimes nos argumentos que algo pode e precisa ser feito para aumentar a participação das mulheres no poder público e privado.

 

Adriana Carvalho da ONU Mulheres, declarou não era a favor das cotas no início, afinal cresceu em um ambiente familiar que incentivava a mulher, mas depois de acompanhar alguns estudos e experimentos e avançar na carreira, percebeu que só com cotas será possível mudar a atual realidade. “Vemos que todos os países que tiveram uma iniciativa nesse sentido cresceram a participação feminina. Ainda questionamos muito se as mulheres estão preparadas, mas será que todos os homens que estão lá estão preparados? Sem as cotas, nossa jornada pode levar 300 anos. Tenho duas filhas e não quero esperar tanto”, enfatizou Adriana.

 

Para Luciana Batista da Bain&Co, não é só uma questão de tempo para termos uma maior participação de mulheres na liderança. Ações precisam ser feitas e  as cotas são tipicamente uma ação que vem de fora e normalmente trazem resultados rápidos. ”O que queremos gerar não é número, mas um ciclo vicioso que garanta que mulheres tenham um crescimento”,  apontou Luciana, que apresentou números e fatos da pesquisa da consultoria que mostram alguns motivos que fazem com que as mulheres desaparecem na escalada corporativa. Ela defende a criação de metas e cotas pelas próprias empresas.

 

“As cotas são um mundo ideal? Não, mas são uma possibilidade de garantirmos que nossas filhas vão chegar a cargos de liderança em qualquer lugar, seja na espera política, pública ou privada. Sem as cotas, vamos ter que esperar 300 anos”, defendeu Raquel Preto, CEO da Preto Advogados, que foi bastante incisiva na apresentação dos dados que mostram a falta da participação feminina nas diversas esferas, destacando a disparidade de gêneros atualmente. “Sempre temos a sensação que cotas passa uma mensagem para sociedade de que não somos competentes, mas a questão é outra. Mesmo sendo competentes, sem cotas, não chegaremos lá”, acrescentou.

 

 “Acredito que cotas é um processo transitório para alcançar uma igualdade. O processo educativo é a melhor forma, mas pesquisas mostram que vamos levar pelo menos 20 anos para alcançar 20% de mulheres na liderança e dados mostram que estamos com o mesmo percentual há sete anos. Se não tivermos cotas nem as filhas de vocês vão estar no conselho das empresas”, declarou Luiza Helena Trajano, presidente da Magazine Luiza, fechando o debate e garantindo muitos aplausos da plateia de 300 mulheres.

 

O primeiro dia do Fórum trouxe temas relevantes para o aprendizado e aperfeiçoamento de mulheres que querem chegar ao topo, como negociação, autoconhecimento, equilíbrio, estilo de liderança e gestão do tempo. No final do dia, o evento homenageia três líderes brasileiras: Claudia Sender, presidente da TAM; Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente e Andrea Salgueiro, Vice- presidente de Negócios da Unilever, que recebem o Prêmio Mulheres em Destaque.

 

Quarta-feira (26 de novembro)

Amanhã, o Fórum continua e traz debates, temas e pesquisas sobre equidade de gênero, benchmarks corporativos, governança corporativa e role model. O Painel Networking – “A importância do Relacionamento Dentro e Fora da Organização com Ferramentas Estratégicas como Mentoring e Coaching”,  abre a programação às 9h, com a presença das palestrantes de Ana Fontes, presidente da Rede Mulher Empreendedora; Patricia Moraes, Head da Área de Marketing da J.P. Morgan; Sylvia Cecilio Tyrola, Latam Human Capital & Diversity Lead da Accenture e Andrea Chamma, Vice Charmain Institucional Business do Bank of America – Merryl Lynch.

 

No período da tarde será apresentado o Painel de Performance Financeira, abordando o Valor Econômico da Diversidade de Gênero para as Organizações. Marise Barroso, presidente da Masisa apresenta sua estratégia para o aumento de mulheres na liderança baseado em resultados e Cristina Kerr, idealizadora do Fórum Mulheres em Destaque e diretora da CKZ Eventos,  compartilha dados exclusivos de uma pesquisa realizada pela Catalyst, empresa de pesquisa norte-americana parceira do evento e que aponta que a maior participação de mulheres tem garantido mais resultados para as empresas.

 

Sobre a CKZ Eventos – Empresa especializada no desenvolvimento de eventos corporativos com o compromisso de entregar aos clientes serviços inovadores, diferenciados e de alta qualidade. A CKZ, comandada por sua fundadora, Cris Kerr, possui duas áreas de negócios, a CKZ Agência, que realiza e organiza eventos para clientes e a CKZ Negócios, que promove eventos próprios, como o Fórum Mulheres em Destaque, iniciativa pioneira no segmento de liderança feminina.

 

Serviço

4ª Edição do Fórum Mulheres em Destaque

Data: 25 e 26 de Novembro de 2014

Horário: 9h às 18h30

Local: FECOMÉRCIO – São Paulo

Informações e Inscrições:

http://forummulheresemdestaque.com.br/Inscricao

 

Informações para a imprensa:

CM Comunicação

Cristiane Moraes - cris@crismoraes.com.br

(11) 98585-6370

 

Flávia Rakoza - imprensa@crismoraes.com.br

(11) 99849-1095

 

www.crismoraes.com.br

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também