Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Marcio Catunda lança “Dias Insólitos” por Dyandreia Portugal

Marcio Catunda lança “Dias Insólitos” por Dyandreia Portugal

Literatura por Renata Barcellos em 2018-06-22 15:14:20

No dia 13 de Junho, no Centro Cultural da Justiça Federal, o escritor e DiplomataMarcio Catunda lançou sua mais recente obra, “Dias Insólitos”. Trata-se de um livro de poemas editado pela Dowslley Editora, com Projeto Gráfico de Lucília Dowslley e Orelha escrita por Ricardo Alfaya. Amigos queridos, poetas do circuito literário carioca, estiveram presentes, prestigiando o autor.


Confira o que diz Ricardo Alfaya na Orelha da obra:

“A poesia como força transformadora

É surpreendente como Márcio Catunda se mantém distante de todo e qualquer modismo, fiel a seu urbaníssimo engenho. Resiste e persiste, mesmo diante das maiores adversidades, perante todo e qualquer escombro. E renasce, utilizando-se sempre da força renovadora da poesia - sua maior e melhor fonte de vida.
E, neste Dias Insólitos, mais do que em qualquer outro livro de sua autoria, isso se evidencia. A temática espiritualista ou espiritualizada, em Márcio, é recorrente. Porém, aqui, assume um tom intenso e até dramático - por vezes - como em nenhum dos anteriores. 
O que Márcio declara, enfaticamente, o tempo todo, de diversos e fascinantes modos, diz respeito à urgência de transformar a percepção. Mas transformá-la por meio da poesia aliada à meditação. 
Obviamente, o título Dias Insólitos admite várias leituras. Sem dúvida, nesta época estranha, sempre perigosamente belicista, vivemos tempos inauditos. Podemos considerar, como Heráclito, que cada dia e até mesmo que cada instante é absolutamente exclusivo. É um modo de ver isso também. Ou podemos entender a ideia do ponto de vista da percepção do autor: que ele, durante o processo de escrita do livro, viveu momentos insólitos. Mas... Haverá outra maneira de vivermos cada dia?
Esse me parece o ponto enriquecedor da questão. Na verdade esse fugir da percepção comum, da qual nos fala o poeta, não se trata de mera fuga. Se trata, isso sim, de um deslocamento de foco, em busca da verdade de cada instante. E a poesia é o principal instrumento utilizado pro Márcio para esse fim. A poesia permite o método. O olhar poético, capaz talvez de pelo menos tangenciar o impossível.
Não bastassem essas e muitas outras reflexões que esse especial Dias Insólitos desencadeia, o autor ainda nos brinda com a pontuação de maravilhosos haicais e mais alguns poemas de fina tessitura. Em suma, um livro que merece ser lido e relido muitas vezes.”

 

Lucília Dowslley, editora da obra, ainda complementa: “Márcio Catunda é um mago das palavras. Através de suas mãos letras em feixes de luz atravessam o ar num balé inebriante, repousando no branco papel, criando versos de riqueza ímpar. A leitura de “Dias Insólitos” é uma viagem. Eu recomendo aos que amam poesia, aos que escrevem poemas e igualmente aos que pouco se aventuraram a apreciar a criação de um verdadeiro poeta. Parabéns, querido amigo, por mais esta belíssima obra! Foi uma honra editá-lo!”

 

SERVIÇO:

Título: “Dias Insólitos”
Autor: Márcio Catunda
Gênero: Poemas 
Editora: Dowslley Editora
Publicação: 2018
Tamanho: 16×20 cm
Projeto Gráfico: Lucília Dowslley

 FONTE:

Lucília Dowslley

Editora - Fotojornalista - Poeta

(21) 96714-5001 

Contato: 2018dowslleyeditora@gmail.com

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também