Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > > Espaço Cultural

Espaço Cultural

por em 2014-04-02 23:55:57

Queridos Leitores, desde que comecei a escrever essa coluna, minha proposta era falar do Espaço Cultural que estou construindo em Vargem Pequena. Já comecei as pesquisas locais para ter os simbolismos como identidade cultural daquela região.

Aline Araújo (Arquiteta formada pela UFRJ, Pós-graduada em Gestão de Negócios, que concluiu seu TCC na FGV sobre aquela região) declara que depois de pesquisas Históricas, a Barra da Tijuca sempre esteve ligada à História do Rio de Janeiro. Em 1594, Salvador Correia de Sá passou pelo amplo território que hoje corresponde de Jacarepaguá até as Vargens Pequena e Grande, chegando à região litorânea. Claro que essas afirmações estão em um trabalho inteiro de pesquisas históricas e, aqui, só estou dando meu depoimento de que é necessário um resgate histórico daquela região. Esses bairros estão nas proximidades da Barra e Recreio, com um franco desenvolvimento urbano e tecnológico. 

O Espaço Cultural  está localizado precisamente na Estrada dos Bandeirantes. Meu maior interesse é resgatar a história das Vargens, criando uma identidade cultural daquela localidade, que tem como ponto convergente o artesanato, pintura e gastronomia.

Esse agradável espaço está totalmente voltado para as Artes em todos os sentidos, onde teremos um ponto de encontro para Exposições de Obras de Arte, Literatura, Gastronomia, e outros, em um bairro repleto de extensa área verde, com lugares ainda preservados como a flora e fauna. Existe nas proximidades o Parque Chico Mendes e vários ateliês que enriquecem o intercâmbio das mais diversas modalidades ligadas às Artes e Cultura, como lançamento de livros, Cursos de História da Arte, palestras, seminários, etc.

Nesse momento em que o “Jornal Sem Fronteiras” comemora um ano de publicações, quero aproveitar a oportunidade para brindar esse projeto  que, acredito, é muito oportuno para nossos leitores, e convidar a Editora Dyandreia Portugal com toda sua magnífica equipe para se unir ao nosso Espaço Cultural. Tenho certeza que será dada a todos vocês a mesma atenção e carinho que temos recebido desse jornal. É meu desejo que possamos todos compartilhar desse crescimento, como se fosse de cada um de nossos colunistas e leitores essa conquista e responsabilidade de cada dia divulgar mais e mais nossa Cultura em todas as áreas, em nosso estado e, com certeza, em nosso país. Já sabemos que o “Jornal Sem Fronteiras” já faz isso com sucesso, tendo em cada um de seus colunistas um articulador que usa o Jornal como o veículo maior para divulgar a Cultura nos mais distantes lugares em nosso planeta, com respeito absoluto pelo leitor!

Aproveito a oportunidade para, de passagem por Ubatuba/SP (na foto), dar meus parabéns ao “Jornal Sem Fronteiras” e toda sua equipe!

Abraços e até a próxima edição!

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

MONICA ROCHA

Ola, Maria, tudo bem? Como vão as obras no seu espaço cultural? Alguma previsão de inauguração? Gostaria muito de participar e contribuir de alguma forma,ou com minha poesia, minha arte ou arquitetura. Parabéns pela iniciativa e conte comigo, viu? Um beijo Monica

Publicidade

Veja também